Manicure e pedicure a domicílio – Dicas para começar
Ser manicure e pedicure a domicílio pode ser uma excelente opção para quem ainda não tem um espaço adequado para atender as clientes.
Mas como toda e qualquer profissão, para se tornar uma manicure delivery profissional é necessário que você siga alguns passos importantes.
Por isso, separamos algumas dicas para você que deseja saber tudo sobre a profissão manicure e pedicure a domicílio. Confira.
1 – Lista de materiais para manicure e pedicure a domicílio
O primeiro ponto que você precisa se preocupar é com a lista de materiais necessários. Por isso, separamos uma lista básica, porém indispensável para você começar:
- Borrifador de água
- Álcool 70
- Removedor de esmaltes
- Acetona
- Amolecedor de cutículas
- Algodão
- Lixas descartáveis
- Luvas descartáveis
- Palitos descartáveis
- Toalhas descartáveis
- Alicates de cutícula e de cortar unha
- Máquina para esterilizar os materiais que necessitam de esterilização
- Avental
- Esmaltes
- Toalhas
- E, por fim, utensílios para decoração (caso você trabalhe com unha decoradas)
Pronto!
Esses são os materiais básicos de manicure e pedicure a domicílio que você vai precisar. Mas, além deles, uma bolsa ou mochila será indispensável.
Escolha uma que seja confortável para carregar porque dependendo do seu meio de transporte, alguns trechos você terá que fazer a pé.
2 – Aposte em aplicativos para manicure delivery
Se você está começando agora e ainda não tem clientes, uma excelente opção é apostar em aplicativos para manicure delivery.
O intuito dessas empresas é fazer a ligação entre o cliente e o profissional. Ou seja, você como profissional poderá ver onde tem clientes precisando dos seus serviços, dessa forma, poderá negociar e marcar tudo pelo aplicativo.
O GetNinjas é uma excelente opção que pode ser usada em todo o Brasil, já o Singu se limita às regiões de Rio de Janeiro e São Paulo.
3 – Aposte nas redes sociais para atrair mais clientes para seu negócio de manicure e pedicure a domicílio
Nunca foi tão fácil e barato divulgar um trabalho como agora. A internet e as redes sociais nos permitem mostrar nosso trabalho para o mundo inteiro. E o melhor: de graça.
Primeiro, crie um perfil em alguma rede social, o Facebook e Instagram são os mais usados para esse segmento atualmente. Depois é só tirar boas fotos e começar a postar.
Além disso, lembre-se de deixar claro para suas futuras clientes que você atende delivery e deixe sempre seu número de contato para que elas consigam entrar em contato com você.
Chame suas clientes para te acompanhar e incentive-as a convidar outras amigas para isso. Você pode oferecer uma decoração grátis para quem indicar para mais de 5 amigas, por exemplo.
4 – Não faça fiado
A vida de manicure e pedicure não é fácil quando o assunto é pagamento. Muitas clientes prometem que vão pagar na próxima semana, depois ficam semanas, meses ou até mesmo nunca mais aparecem para pagar.
Por isso, se acontecer de a cliente pedir para pagar depois, explique que você precisa do dinheiro para comprar material, pagar o combustível ou transporte para chegar até o local etc.
Não tenha vergonha. Lembre-se que você é a dona do seu negócio e precisa pagar os boletos ao final do mês.
5 – Eduque suas clientes
Para que não aconteça alguns inconvenientes, como: pedir fiado, cancelamento em cima do horário, clientes que deixam os animais de estimação soltos atrapalhando o serviço, crianças pequenas mexendo nos materiais, entre outros inconvenientes.
Crie materiais para educar essas clientes. Esses materiais servirão até como posts para você fazer nas redes sociais.
Muitas vezes as clientes nem percebem que estão sendo inconvenientes e cabe a você mostrar para elas de forma direta, porém delicada, que certas atitudes não são legais.
Dica bônus para você que deseja se especializar: conheça o curso de manicure e pedicure online, com videoaulas gravadas, passo a passo e disponíveis 24h por dia para que você assista quando e onde quiser.