Quais os cuidados pós micropigmentação labial?
Seguir à risca os cuidados pós micropigmentação labial é a única maneira de não causar manchas após o procedimento.
Para quem não sabe esse procedimento serve para redefinir o contorno dos lábios e também restaurar seu preenchimento, colocando uma nova coloração.
Para fazer isso é utilizado um aparelho chamado dermógrafo, após a aplicação de anestésicos locais que minimizam a sensação de desconforto da agulha.
Esse procedimento é indicado para pessoas que possuem lábios finos e desejam aumentar, ou quem tem lábios grossos e desejam redefinir o contorno.
Para que não fiquem marcas, nem manchas é preciso tomar uma série de cuidados pós procedimento, da mesma forma como é feito em qualquer outro procedimento estético.
Se você está pensando em fazer esse procedimento, fique de olho nas dicas abaixo para ter uma recuperação completa e livre de manchas e marcas indesejáveis.
Principais cuidados pós micropigmentação labial
Seguindo as dicas abaixo você aproveitará ao máximo sua micropigmentação.
1 – Não arrancar as casquinhas
Após 2 dias do procedimento o lábio começará a soltar algumas escamações (casquinhas).
É necessário que elas não sejam arrancadas, ou poderão provocar o surgimento de micro cicatrizes na região.
Em, 4 ou 5 dias elas já estarão imperceptíveis, dependendo do organismo na resposta da cicatrização.
Para diminuir o efeito delas use apenas protetor solar labial.
2 – Não tomar sol
Para a perfeita cicatrização da micropigmentação é indicado não tomar sol por, pelo menos, até 15 dias após o procedimento.
Mesmo utilizando protetor solar a região fica mais sensível e pode escurecer a área do procedimento, então evite sol nesse período.
3 – Não beijar
Infelizmente, é indicado não beijar nem praticar qualquer atividade que possa colocar a área do procedimento em atrito.
4 – Maquiagem
Nos primeiros dias após o procedimento é indicado não utilizar nenhum tipo de maquiagem na região.
No lugar do batom, utilize apenas o protetor labial solar que deve ser o mais natural possível para evitar reação adversa no local.
4 – Alimentação
Durante os primeiros dias, após o procedimento, não consuma alimentos muito quentes, nem picantes, pois isso poderá reagir com a região que estará mais sensível devido a ação da agulha usada no procedimento.
No caso de sentir algum desconforto na região após comer alguma coisa mais forte, lave imediatamente com bastante água.
Não passe sabão, nem esfregue a região.
5 – Higiene
Mantenha os lábios sempre limpos e para fazer a higienização correta da região afetada, passe cotonete.
Normalmente, o processo completo de cicatrização do procedimento demora até 8 dias, quando já poderá voltar às atividades normais e dispensar os cuidados específicos.
Para ter uma micropigmentação labial impecável e segura é muito importante fazer em local que possua profissionais qualificados e credenciados no uso do dermógrafo.
Nunca escolha um local não autorizado por causa do preço, qualquer erro na hora do procedimento poderá deixar cicatrizes que não poderão ser removidas.
Em se tratando de procedimentos estéticos, é sempre aconselhável pesquisar bastante para encontrar um profissional capacitado.
O procedimento dura de 8 meses até 1 ano e meio, dependendo do organismo, e também dos cuidados no processo de recuperação.
Depois da cicatrização você notará um leve clareamento no local da aplicação, isso é completamente normal e dará uma aparência ainda mais natural para os lábios.
Veja Também: Micropigmentação Labial – tudo sobre essa técnica
Veja Também: Curso De Micropigmentação Labial – Dra. Raquel Barros